Viagem ao Laos e Camboja: preparativos e plano de viagem

Viagem ao Laos e Camboja: preparativos e plano de viagem

Quase sem dar-nos tempo para reponernos de nosso chocante viagem à Islândia do que falaremos quando” asentemos o traseiro”, toca-nos a preparar uma das viagens mais desejadas dos últimos tempos. O sudeste da ásia nos pegou há 4 anos e estávamos ansiosos para voltar para desfrutar de sua boa gente ,de sua cultura e de sua excelente gastronomia. Desta vez, os países escolhidos são Laos e Camboja, embora pisaremos algo de solo tailandês e faremos noite em Chiang Rai, o mesmo que há alguns anos.
Entraremos na Ásia por Bangkok, um dos pontos mais frequentados e econômicos de todo o sudeste asiático para ir ao norte do país. A idéia ( e digo idéia porque ultimamente eu não gosto de planejar o excesso de viagens e posso mudar de ideia o destino mais uma vez…) é entrar no Laos, no norte da Tailândia, designadamente por o ponto de passagem da fronteira de Chiang Khong, na província de Chiang Rai. Aqui vos deixo o curso que queremos fazer, mas que certamente será alterado sobre a marcha ( cada dia eu gosto mais improvisar!!).
Algo parecido com este itinerário queremos fazer..
Depois de entrar no Laos por Huay Xay, não sabemos se faremos um trekking pela região norte do país ou navegaremos em direção ao sudeste pelo mítico Mekong até Luang Prabang, a antiga capital do Laos que me falam maravilhas. Talvez ambas as coisas são possíveis. De lá podemos ir para a cidade de Vang Vieng e a Vientinane, a capital do país. Descer para o sul do país para as 4000 ilhas, onde o rio Mekong se espalha para dar lugar a estas ilhas, que são a coisa mais próxima a uma praia paradisíaca neste país sem costa.

Cruzaremos a fronteira com o Camboja para descobrir algumas das maravilhas deste fascinante país, os templos de Angkor, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos lugares que existem ver nesta vida.E se o tempo nos deixa, nós gostaríamos de visitar a sua capital, Phnong Pheng e pressionar o ritmo desta cidade asiática. Deixaremos Camboja para atravessar de novo outra fronteira para retornar ao nosso ponto de partida, Bangkok, e fechar a rota de três semanas que se me afigura demasiado curta.
Pelo caminho várias centenas de quilômetros, de ônibus, tuks tuks e barcaças, de espera e negociações de fronteiras terrestres que incluam mais de uma discussão, de inevitáveis tentativas de golpes, de comida picante e muito arroz e até mesmo mais de um chuviscos que haverá que levar com o melhor dos sorrisos. Mas tudo isso compensa com a descoberta de um novo país e uma nova cultura ou com a travessa sorriso de uma criança.
Há tanto por descobrir em Laos e Camboja que me vai ser impossível cobrir tudo, mas eu gostaria de contemplar com calma os templos de Luang Prabang, assim como ver os mojes pedindo esmola ao amanhecer nesta mítica cidade. Haverá que dar um banho no Mekong e navegar por suas águas, montar em um de seus ônibus cheios de locais, ver alguma cachoeira em seus parques naturais, saber em primeira pessoa de um de seus grupos étnicos do país, desfrutar da cozinha ( eu não penso perder sua salada de papaya) ou beber alguma Lao beer, a cerveja nacional e orgulho do país. E por que não, andar de elefante, fazer caminhadas, alugar uma scooter ou uma bicicleta, admirar um pôr-do-sol no mekong….¡¡ Há tanto para ver e fazer em Laos e Camboja!! Acima de tudo vamos tentar desfrutar de belas paisagens, respirar a paz do país e aprender de sua amável pessoas.

Mais informações e meus blogs de cabeceira para esta viagem:
– Vacinas para Laos e Camboja.
– O Que levar no seu kit de viagem.
– http://www.carmenteira.es/blogtrajinando/ O blog de viagens de Carmen Teira.
– http://unavidaenmilviajes.com/ O blog de viagens de Blai Taberner.
– http://bleid-volandovoy.blogspot.com.es/ O blog de viagens de Diego.
– http://milcamins.blogspot.com.es/ O blog de a viajante MªMercé.
– http://www.viajablog.com/viaje/mochila/ Com muita informação sobre como preparar sua mochila de viagem.
– É claro que eu vou tranquilo com Iati Seguros.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *